Saturday, April 16, 2011

Ghost in the Shell: S.A.C - Solid State Society

A minha primeira impressão depois de assistir Solid State Society é de que eu precisaria de alguns bons dias para poder digerir o filme. Parte do mundo Stand Alone Complex, SSS é continuação direta da mesma. Isso serve como aviso, pois SSS não é um filme fácil de assistir, até mesmo para quem está acostumado com a série e da maneira como ela funciona e é conduzida.

Não é fácil porque demanda atenção demais e muitas vezes não oferece satisfação total, deixando algumas pontas soltas ou perguntas sem respostas. Isso foi algo que senti durante toda a segunda temporada de S.A.C. e aqui em Solid State Society parece ser o mesmo caso.

Talvez o "problema" seja a auto-indulgência e o caso de que muitas vezes os produtores esquecem de que existe uma audiência do outro lado, o público-alvo, que mesmo que exigente, pode facilmente se entediar de ter que aguentar o que vê na tela.

SSS não é um filme ruim, pelo contrário, é bom o suficiente para figurar entre as melhores histórias do mundo de GitS, mas se essa história fosse contada através de mais uma temporada de S.A.C., talvez o resultado final teria sido mais satisfatório do que em apenas um filme contido em duas horas e pouco de duração. Ou seja, o formato de filme fechado é o grande vilão.

A história de SSS é continuação direta dos eventos do final de 2nd GIG, então fica a dúvida no ar da não produção de mais uma temporada. Com certeza a história se beneficiaria se contada através do formato serializado, com alguns episódios stand alone aqui e ali; não precisaria nem ser uma temporada de 26 episódios, como a segunda, que ao meu ver se alongou demais, mas sim uma temporada menor, para não cansar demais.

A história: Dois anos após o final de 2nd GIG, a Seção 9, com Togusa ocupando a posição da Major, que agora trabalha independente, se vê às voltas com uma conspiração que envolve um hacker chamado Puppeteer.

Essa é uma descrição básica da premissa, e como é de costume em GitS, nada é o que parece e logo a investigação leva a história a níveis inimagináveis.

Em breve, pretendo reassistir Solid State Society e fazer uma crítica mais apurada. Por enquanto, essas são as minhas impressões iniciais do filme.























Monday, April 4, 2011

Balanço de Março

Março, diferente de Janeiro e Fevereiro, estive bastante ocupado com outras atividades, entre elas, um emprego novo e portanto, não consegui dar a atenção que gostaria de dar e que o blog com certeza merece.

Apesar disso, foi em Março que foi anunciado prelúdios e sequências relacionados ao Blade Runner e também que escrevi sobre o filme, assim como escrevi antes a respeito do animé Ghost in the Shell e o livro Neuromancer. Considero essas obras as três jóias do cyberpunk e acredito que muitos concordam pelo menos com a inclusão de algum deles dentro desse "panteão". Bom, consegui fazer uma análise de BR como a muito queria, pegando alguns elementos que mais gosto do filme e escrever sobre eles, assim como fiz com Neuromancer.

Além dessa análise, foi no mês passado em que o primeiro trailer de Appleseed XIII, novo projeto da franquia, foi lançado. E que me lembrou bastante Stand Alone Complex, o que não é uma coisa ruim.

E esse foi o mês de Março aqui no CPR. Tentarei agora em Abril dar um pouco mais de atenção ao site, com mais resenhas de filmes e animés.