Thursday, October 7, 2010

The Long Tomorrow

Publicada na revista francesa Metal Hurlant, a história em quadrinhos em duas partes foi originalmente lançada no distante 1976, precedendo em alguns anos o filme Blade Runner e o livro Neuromancer.

Escrita por Dan O´Bannon, que em 1979 escreveria Alien, e desenhada por Moebius, que também trabalhou em Alien, The Long Tomorrow é um trabalho curto e rápido mas obrigatório dentro do gênero cyberpunk e que influenciou Ridley Scott e seu Blade Runner e William Gibson e seu Neuromancer.

Gibson, em uma introdução escrita para seu livro, disse o seguinte:

"So it's entirely fair to say, and I've said it before, that the way Neuromancer-the-novel "looks" was influenced in large part by some of the artwork I saw in 'Heavy Metal'.

Traduzindo:

"Então é inteiramente justo dizer, e já disse isso antes, que o aspecto de Neuromancer foi influenciado em grande parte pela arte que vi na Heavy Metal."

Moebius foi convidado a trabalhar na produção de Blade Runner mas recusou devido a outros projetos.

Voltando para The Long Tomorrow, o conto se passa em uma cidade futurista e o protagonista é o típico detetive durão que se envolve com as clientes e se mete aonde não é chamado. Outra semelhança - coincidência? - com Blade Runner e Neuromancer.

Moebius usa de ambientes com estruturas gigantes e espaços entulhados e decadentes cheios de pessoas para colocar o leitor no coração da história com seu traço detalhista ao extremo e Dan O´Bannon não faz feio com a sua sátira aos filmes noir de outrora.

Recomendado!

Link para download:

http://fileups.net/0GJY4





No comments:

Post a Comment