Idoru = アイドル aidoru = ídolo, em japonês.
Conheça Hatsune Miku. Diva do J-Pop, cabelos azuis, roupas que lembram Sailor Moon, shows esgotados. E ela não existe.
Criada pela Crypton Future Media usando a tecnologia de sintetizador Vocaloid desenvolvida pela Yamaha, Hatsune Miku não é a primeira e provavelmente não será a última virtual idoru.
Precedida por Sharon Apple em Macross Plus de 1994, S1m0ne no filme homônimo de 2002, Rei Toei no livro Idoru de 1996 de William Gibson e pela âncora jornalista Ananova, Hatsune Miku parece ser a mais bem sucedida idoru até então. Basta ver um vídeo de um show ao vivo da "cantora":
Da até vontade de ir, não dá?
O mais interessante é que qualquer um pode comprar o avatar da Hatsune, escrever músicas e fazê-la cantar, além de compartilhar as suas músicas com outras pessoas em sites como o Piapro. E outra, existe até uma gravadora especializada, a KarenT, com links para compra de músicas no iTunes, por exemplo.
O design da personagem foi feito pela artista Kei Kusunoki, conhecida por mangás de terror.
É interessante pensar nas possibilidades que esses produtos oferecem, músicos que podem ter uma voz, literalmente, e vender suas músicas, desenvolvimento da tecnologia que fez possível a personagem, troca de conteúdo entre usuários e participantes das comunidades, entre outros.
Relacionados:
Crypton
O Futuro do Pop - Parte II
No comments:
Post a Comment