Friday, October 1, 2010

Gunhed

Gunhed é um filme bizarro. Produzido em 1989 pela japonesa Toho, a produção do filme começou em um concurso promovido pela Toho para decidir a próxima história de um filme do Godzilla. No final das contas, o Gozilla foi removido e o roteiro foi reescrito para dar forma ao Gunhed.

O filme tem tanto atores japoneses quanto americanos e na versão que eu assisti, o áudio é da versão americana, ou seja, sofrível. Na versão original, os atores falam suas falas no seu idioma nativo, ou seja, inglês e japonês. Mais bizarro ainda.

A premissa do filme não é ruim: em 2038, um grupo de mercenários aterrissa em uma ilha para procurar o elemento Texmexium, um elemento precioso. A ilha é dominada pelo supercomputador Kyron-5 e toda sorte de peripécias se segue.

Abertura:


Decorrendo o filme, e na verdade logo aos 20 minutos de duração, Gunhed começa a não fazer sentido nenhum. Mesmo na abertura do filme, os antenados de plantão perceberão que alguma coisa não está certa quando vêem o nome do diretor do filme:



Para os que não sabem, Alan Smithee é o nome usado principalmente por diretores quando a produção de um flme é muito problemática, geralmente quando há muita interferência do estúdio e/ou investidores. Muitos desonram o filme e a direção é creditada ao tal Alan Smithee.

Sabendo disso, o maior problema do filme é a edição. O filme não possui ritmo, muitas cenas parecem ser aleatórias e desconexas entre si, não formando um fio narrativo coerente. Personagens pipocam de uma hora para outra, vide as duas crianças "Seven" e "Eleven". Muita coisa acontece e percebe-se que cenas estão faltando.

Apesar de todos os problemas, Gunhed possui méritos.

Os cenários são bem construídos e servem de bom pano de fundo para o filme:





Os efeitos visuais também não são de todo ruim, remetendo a um dos grandes filmes dos anos 80, Fuga de N.Y.:



E é isso. Vale a pena assistir Gunhed? Sim, a cena final tem uma boa batalha entre Kyro-5 e o titular Gunhed.

Vale a pena assistir Gunhed, nem que seja para dar algumas risadas.

O que mais me lembrou ao assistir Gunhed foi o clássico seriado tokusatsu CyberCop.

E talvez esse seja o maior elogio que posso dar ao filme.

No comments:

Post a Comment