Tuesday, October 5, 2010

Appleseed

Appleseed foi lançado como OVA - Original Video Animation - em 1988, dirigido por Kazuyoshi Katayama para o Estúdio Bandai.

É a primeira de uma série de adaptações do mangá publicado em 1985 criado pelo pai do cyberpunk japonês, Masamune Shirow.

Número de episódios: 1.
Duração: 01 e 06 minutos.

Sim. Uma hora e seis minutos.

O primeiro Ghost in the Shell tem por volta de 01 hora e 20 minutos e é um filme muito mais completo e complexo do que Appleseed, apesar dos dois terem praticamente a mesma origem, começando pelo criador Masamune Shirow.

Talvez o fator decisivo no nível de qualidade da adaptação seja a pessoa a cargo da direção. Para Appleseed temos Kazuyoshi Katayama, que dirigiu outras séries nos anos seguintes e para Ghost in the Shell temos Mamoru Oshii, um dos mais respeitados cineastas do mundo, que já tinha ótimas referências antes mesmo do primeiro GitS.

Não que Appleseed seja ruim. Longe disso.Mas não há como não evitar comentar e comparar com outro filme que saiu no mesmo ano de 1988, Akira.

Enquanto Akira, mais de 20 anos depois de seu lançamento, ainda se mantém relevante, Appleseed é praticamente um produto dos anos 80, com a sua animação datada e trilha sonora brega e genérica.

Problemas de orçamento? Talvez. Mas a gigante Bandai esteve por trás dos dois produtos, portanto alguém foi favorecido nessa história.

Falando em história, Appleseed se passa após a Terceira Guerra Mundial na cidade de Olympus, uma utopia criada pelo General Management Control Office e habitada tanto por humanos, cyborgs e bioroids.




Sendo uma utopia, algumas pessoas se sentem presas e descontentes com a vida que levam, entre elas o policial Calon Mautholos, que se alia com o terrorista A.J Sebastian para destruir o super computador Gaia, que gerencia a cidade de Olympus.

Aí que entra Deunan Knute e Briaeros Hecatonchires, um humano que usa uma armadura - um exo-esqueleto - para se manter vivo. Os dois trabalham para a ESWAT, a polícia de Olympus.






Em pouco mais de uma hora de metragem, Appleseed desenvolve muito mal o enredo e a relação entre os personagens, principalmente entre Deunan e Briaeros. As cenas de ação não são poucas e muito menos ruins, mas a animação com cara de anos 80 deixa a desejar, esteticamente falando.

Outro elemento da história que poderia ter sido melhor desenvolvido são os bioroids.



Poucas são as menções a eles, o que poderia tornar a trama um pouco mais com substância e complexa.

Appleseed é um filme abaixo da média, prejudicado pela premissa pouco desenvolvida e personagens pouco carismáticos. 

Talvez nas sequências de 2004 e 2007, Appleseed e Appleseed Ex Machina, respectivamente, esses aspectos tenham sido melhorados. Logo colocarei a resenha de ambos.

Appleseed é recomendado para curiosos apenas.

No comments:

Post a Comment