Tuesday, December 28, 2010

Ghost in the Shell: S.A.C - Episódio 02

Segundo episódio da primeira temporada, é um Stand Alone, ou seja, independente.


Aqui, vemos um tanque se rebelar durante um exercício do que parece ser uma PMC - Private Military Company.
Como nem tudo é o que parece, a Seção 9 é chamada para intervir.
Outro bom episódio, tanto quanto o primeiro, o roteiro já dá indícios de temas que serão explorados em episódios futuros, como esse:


É interessante ver as implicações dos temas abordados na série no nosso mundo atual. Enquanto alguns já falam que vivemos no futuro, eu discordo. Por exemplo, aqui:

Acreditarei no futuro quando esse procedimento for possível!




É tudo culpa da religião



Mesmo atualmente, é comum ver muitas pessoas contra, por exemplo, as pesquisas de células-tronco, seja por religião ou outro motivo qualquer.

Nesse caso, uma obra de ficção nos faz refletir sobre o assunto, em que a religião influencia negativamente no progresso - aqui, influencia na salvação de alguém. No mundo de GitS, o corpo artificial é uma realidade mas no nosso, ainda não. Você deixaria algo como a sua própria religião ou a de outros interferir ou impedir ou atrasar a salvação de outros?
A minha resposta acho que é óbvia.


Tendo esse episódio como base, não é difícil ver quais serão as discussões éticas e legais do nosso futuro, próximo ou não.


Outro aspecto do que pode ocorrer em um futuro próximo seguindo a mesma discussão é mencionado rapidamente aqui:





Grupos terroristas contra a cyberização (tradução literal) ou corpos artificiais.


No nosso mundo, terroristas são frequentemente ligados a grupos religiosos extremistas e aqui não parece ser diferente. Claro, em um contexto diferente, mas não é difícil pensar em uma possível evolução desses grupos seguindo a nossa própria evolução e das nossas tecnologias.


Como não pretendo responder todas as questões ou pior, ser o dono da verdade, deixo aqui a minha opinião e alguns sreenshots desse segundo episódio, que é recomendado!








Cena familiar

Ishikawa salva o dia

Cyber brain - a favor ou não

No comments:

Post a Comment