Friday, February 18, 2011

Bis ans Ende der Welt - Até o Fim do Mundo

Until the End of the World foi lançado em 1991 e dirigido pelo alemão Wim Wenders.
Com uma duração de 158 minutos (pouco mais de duas horas e meia), a versão resenhada aqui é a versão do diretor, de 280 minutos e apresentada como uma trilogia, com cada segmento de cerca de 1 hora e 30 minutos.

UtEotW não é um filme fácil, a começar exatamente por seu formato. Filmado em 15 cidades, 7 países e 4 continentes, a intenção de Until the End é, de acordo com o próprio diretor, ser o road movie definitivo.

O desenvolvimento da história se dá durante os três segmentos através de longas e lentas passagens, ou seja, demora-se muito para as coisas acontecerem e assim mesmo o resultado pode deixar a desejar.
O ritmo é lento e melancólico, uma das características e o estilo a que Wenders se tornou conhecido.
Em outras palavras, o filme é bem auto-indulgente. Uma das impressões que deu é que a produção (em alguns momentos) parece um monte de filmes caseiros editados afim de se tornar uma produção cinematográfica.

A história se passa no então ano futuro de 1999 e conta das viagens de duas pessoas ao redor do mundo, uma perseguindo a outra. Essas duas pessoas são Claire e Trevor, interpretados por Solveig Dommartin e William Hurt, dois estranhos que invariavelmente irão se apaixonar.

Until the End é um road movie, um filme de estrada, de viagem, e como não poderia deixar de ser, um drama. E não deixa também de ser um filme de ficção científica.
A tecnologia usada no pano de fundo acaba se tornando parte central da trama e se examinada a fundo, acaba se tornando atual à nossa própria realidade.

Trevor viaja pelo mundo gravando imagens com o intuito de passá-las para a sua mãe que não enxerga através de uma máquina desenvolvida por seu pai.

UtEotW é um filme que trata das consequências do uso da tecnologia, algo que se torna evidente no último segmento da trilogia, quando Claire e Trevor ficam viciados e se perdem em seus sonhos.

A tecnologia não é tão evidente quanto em outros filmes do gênero, mas as implicações e consequências dela tornam Until the End uma ficção científica única.

Assista, mas com cuidado: não é para todos.









No comments:

Post a Comment