Depois de um hiato de 5 anos, Mamoru Oshii deu seguimento à sua filmografia com o filme live-action Avalon, uma co-produção entre Japão e Polônia.
Avalon conta a história de Ash, interpretada pela atriz polonesa Małgorzata Foremniak, e suas incursões no mundo de um jogo de realidade virtual ilegal conhecido por, sim, Avalon.
Ash é uma das melhores jogadoras e logo começa a ouvir rumores de uma fase secreta escondida chamada de Special A.
O que acontece em seguida é a busca de Ash por tal nível.
Avalon é Mamoru Oshii no seu melhor. A história é contada de maneira vagarosa, contemplativa, quase que meditativa da rotina diária de Ash, estilo bem similar ao de Ghost in the Shell; a cinematografia em tons de sépia, tanto na realidade virtual quanto no mundo real, fazendo com que a linha entre os dois mundos fique mais tênue ainda; um interlúdio musical que pode fornecer pistas da história e muito mais.
Avalon com certeza leva seu tempo para se desenvolver - espere discussões filosóficas pesadas entre personagens, mas para quem já conhece o diretor, não é nenhuma surpresa.
Há muitos paralelos entre esse filme e Ghost in the Shell, e isso é assunto para outro post.
Avalon é um filme de qualidade acima da média dentro do gênero cyberpunk, e com certeza deixa a sua marca, exatamente como os outros filmes de Oshii.
Como curiosidade, é interessante o fato de que o filme todo é falado em japonês, apesar dos atores serem poloneses. Outro filme cyberpunk, Gunhed, teve um caso similar: atores japoneses falando tanto em japonês quanto em inglês, com resultados desastrosos.
Ash XP |
Menus Ghost in the Shell |
Ash = Motoko |
Chefe final |
No comments:
Post a Comment