Friday, January 14, 2011

Ghost in the Shell: S.A.C 2nd GIG - Episódio 03

INdividual são os episódios do caso dos Individual Eleven, DIvidual são os Stand Alone, independentes, e os DUal são os que fazem parte da história do Cabinet Intelligence Service e de um novo personagem, Kazundo Gouda.

Terceiro episódio da temporada, Cash Eye é o primeiro DIvidual realmente stand alone, diferente do primeiro e do segundo episódio, ou seja, ele não tem nada a ver com os Individual Eleven ou o Chefe Gouda do Gabinete.


Então esse é mais leve e até mais divertido, comparado com o segundo capítulo.

A Seção 9 investiga uma lavagem de dinheiro envolvendo a alta sociedade, suspeita de manter fundos ilegais do antigo Ministro das Relações Exteriores, que é um personagem proeminente da primeira temporada. Apesar de sua aparição e mostrando vários outros políticos, os fatos mostrados não influenciam o restante da temporada, sendo esse um episódio que até poderia figurar entre os SA da primeira temporada.

Na verdade, serve mais como exibição das habilidades da Seção 9 em investigações, principalmente da Major, que aqui posa de Mulher-Gato-hacker-do-futuro.



Cash Eye

Assim como Night Cruise pode ser considerado uma homenagem ao filme Taxi Driver, Cash Eye nada mais é do que uma homenagem ao filme Onze Homens E Um Segredo, sendo facilmente constatado na maneira em que a Major consegue entrar no cofre do Sr. Todokoro.

Como a Major é o centro das atenções aqui, é interessante notar como a sua personalidade é bem parecida com o arquétipo cyberpunk da mulher durona, a razor girl original, Molly Millions, do livro Neuromancer.

Uma dissertação interessante e importante sobre Molly e as razor girls, pode ser encontrado aqui. Um trecho:

However, Molly's character can best be described as a reversal of traditional gender roles; rather than being a human being in women's clothing, she is a cyborg woman in a masculine role -- this is underscored by Gibson's use of male action-hero metaphors. No longer human through technological augmentation, she is in no sense a "woman," in that she participates in none of the traditional female-gendered roles or presents any feminine characteristics. In this sense, Gibson has presented us with a nominally female character, but one who uses her cyborg identity not to rethink what it is to be a woman, but rather one who does little but take on a masculine role. 

Não seria essa também a definição da Major, em todas as suas representações? Seja nos filmes, no seriado ou nos mangás, Motoko invariavelmente é uma mulher cyborg em um papel masculino.
Ainda nesse assunto, é engraçado que apesar de tudo, ela ainda sofre com abusos:




 

E para fazer mais um paralelo com Neuromancer, basta ver a foto acima, em que a Major sugere um ato físico sem a sua presença, o que na hora me fez lembrar de uma passagem do livro, em que Molly explica a Case:
"Aluguel da mercadoria, e é tudo. Eu simplesmente não estava lá quando a coisa acontecia. (...) De jeito nenhum eu podia largar o serviço de boneca." (edição brasileira de 2003 da editora Aleph, página 170).

De uma certa maneira, Neuromancer antecipa exatamente o que é retratado aqui em Cash Eye. Bom, isso serve apenas como curiosidade e acabei me desviando um pouco do episódio, já que a intenção dele não é a de explorar a fundo esse assunto, apenas ser um capítulo mais leve.

Mas se você quiser ir mais a fundo, visite o link que coloquei acima.

Molly

Motoko

No comments:

Post a Comment