Saturday, January 1, 2011

Ghost in the Shell: S.A.C - Episódio 08

Mais um episódio stand alone, e o oitavo na continuidade da temporada.


Comparado com o anterior, esse é bem melhor, tanto no tema quanto em sua execução, sem contar com o toque pessoal, dando pequenas dicas de background e por que não, dando mais profundidade aos personagens. Mais especificamente, a Major.

O caso: a investigação da procedência de órgãos transplantados em uma menina de seis anos de idade.



Alguns aspectos interessantes lidados:



Troca constante de corpos - no caso de uma doença séria, por exemplo - para acompanhar o crescimento de um indivíduo seria um acontecimento corriqueiro em um possível futuro? Talvez, não contando com gastos exorbitantes, imagino, com os processos e esperadas manutenções.


E como foi mostrado no segundo episódio:





Ou seja, a religião no futuro ainda terá um papel importante na vida das pessoas, seja para o bem ou para o mal. Aqui, fica explícito, apesar de não mencionar exatamente qual doutrina, que a religião (além do fator econômico) impede as pessoas de possuírem membros ou corpos artificiais.


Logo no começo, vemos um exemplo até engraçado de corpo artificial:



I'm a Jameson-type, bitch.



Mais sério, podemos ver o quanto a tecnologia avançou:




Pesquisando rapidamente, em um artigo de 2003, fala-se de uso medicinal de animais transgênicos (que tiveram seus DNAs alterados de uma forma ou de outra) em humanos.
Para mais informações a respeito do assunto, sugiro visitar o site do Instituto para Ciências Moleculares da Finlândia - aqui.


É interessante pensar em uma possível cadeia de eventos envolvendo tais pesquisas e a ética ou a falta dela por trás de tais estudos. Algo que é atual e que esse episódio mostra que será evidente ainda no futuro e nada impede que o futuro mostrado seja o nosso possível futuro.


E para terminar, o interesse pessoal da Major no caso:




E o meu interesse pessoal na Major:


Brincadeirinha!

No comments:

Post a Comment