Sunday, January 16, 2011

Ghost in the Shell: S.A.C 2nd GIG - Episódio 15

INdividual são os episódios do caso dos Individual Eleven, DIvidual são os Stand Alone, independentes, e os DUal são os que fazem parte da história do Cabinet Intelligence Service e de um novo personagem, Kazundo Gouda.

Terceiro em uma sucessão de três episódios DIvidual, Afternoon of the Machines é o décimo-quinto da temporada.


E, coincidência ou não, esse é bem parecido com o décimo-quinto da primeira temporada, justamente no fato dos Tachikomas serem os protagonistas.
Afternoon of the Machines na verdade é muito mais parecido com outro da primeira temporada, o nono.
Essa semelhança se dá no fato de que ambos são mais do que uma recapitulação, são análises bem profundas dos acontecimentos de suas respectivas temporadas, enquanto "Chat!" é muito mais fácil de se assistir, tanto por sua escolha visual quanto a própria história que se dispõe a analisar: uma história, no mínimo, muito menos complexa.

Vejamos:

Em Chat!, Motoko entra em uma chatroom e durante todo o episódio acompanhamos a conversa dela com os outros participantes.




Nós, a audiência, conseguimos ter uma clara revisitação dos fatos até então, com diálogos inteligentes e precisos, nunca se desvirtuando do assunto. O ritmo é equilibrado o suficiente para acompanharmos sem sentir que o episódio está ou muito devagar ou rápido demais.

Aqui em Afternoon, temos praticamente o mesmo scenario mas é através dos Tachikomas e sua sempre evoluindo Inteligência Artificial que temos reflexões a respeito dos casos dessa temporada, em particular, dos Individual Eleven:









Por quase metade de sua duração assistimos os think-tanks discutindo e analisando as causas e motivos dos Individual Eleven. Então, não tendo uma escolha visual tão interessante quanto a usada em Chat!, apesar de pelo menos duas vezes os Tachikomas "irem" para uma conversa particular (assim permitindo o uso de recursos visuais mais elaborados), o resultado não é tão interessante quanto o alcançado anteriormente.
Na verdade, a troca de teorias deixa a conversa difícil de acompanhar, com termos filosóficos sendo jogados aqui e lá, fazendo que se torne até tediosa.
Em suma, se a produção queria revisar todos os fatos até aqui, com certeza uma enxugada no roteiro teria dado melhores resultados no produto final.
Dito tudo isso, o episódio não é ruim, ficando na média da qualidade da série, mas assista com cuidado!



No comments:

Post a Comment