Sunday, January 2, 2011

Ghost in the Shell: S.A.C - Episódio 11

Como diz a abertura, o décimo-primeiro é um episódio Complex, apesar de não parecer, pelo menos até os instantes finais.


A história resumida:




O database do Ministério da Saúde foi hackeado por alguém dentro de um centro vocacional sob jurisdição do Ministério da Justiça e Togusa é incumbido de investigar, trabalhando como agente infiltrado dentro desse centro.


Objetivo do centro:



A realidade:




Portraitz é similar ao episódio anterior no sentido de ser um pouco pesado no lado psicológico.

Enquanto Jungle Cruise se utilizou de um conflito, uma guerra, para explorar o tema proposto, aqui, através de crianças, o tema e aspectos de uma doença, a Síndrome do Cyberbrain, são investigados, infelizmente não para benefício das vítimas, mas de alguns que conseguem se aproveitar delas.

Alguns aspectos demonstrados ao longo são interessantes e não pude evitar fazer algumas comparações do que é mostrado com a nossa própria realidade:








Os eventos aqui não parecem ter uma resolução definitiva, deixando toda a investigação em aberto, e fazendo parte da categoria Complex, não dá para evitar pensar em como esse se encaixa no caso Laughing Man, até que no final temos um pequeno vislumbre, começando aqui:


 E terminando aqui:


Retrato falado

Realmente, é de deixar qualquer um empolgado.

Para terminar, duas curiosidades. Primeiro, a semelhança entre a diretora do centro e a enfermeira Mildred do filme Um Estranho no Ninho:



A segunda curiosidade, na verdade mais do que isso, é a influência que o livro O Apanhador no Campo de Centeio e seu autor J.D. Salinger têm sobre o caso Laughing Man, o termo sendo o nome de um conto do próprio Salinger.

Citações

Referências visuais
E objetos





























É claro que não é obrigatório ter lido O Apanhador mas ter algum conhecimento sobre a obra torna a experiência de acompanhar o caso Laughing Man mais satisfatória.

Excelente episódio!

Os próximos oito capítulos se enquadram na categoria Stand Alone, portanto teremos histórias mais leves, que não fazem parte do caso principal da temporada.






No comments:

Post a Comment