Thursday, January 6, 2011

Ghost in the Shell: S.A.C - Episódio 26

Finalizando, temos o último episódio para finalmente finalizar.



Stand Alone Complex é uma excelente série, com uma ótima e complexa história principal e episódios stand alone também excelentes (aqui e aqui) e alguns poucos fracos (aqui).

Com um penúltimo episódio de final impecável que deixa várias pontas soltas, a expectativa por esse vigésimo sexta é alta.

E ele começa bem, diferente dos outros, não tendo abertura, ganhando lá os seus dois ou três minutos de tempo precioso.

Assim, temos um diálogo filosófico entre a Major e outra pessoa, que soa como o Laughing Man, divagando sobre algumas implicações do ser humano, e daí partimos para conhecer o destino de Togusa, que fora preso assim que liberado de sua internação.


Como a internet deveria ser




Seguimos Togusa por um bom tempo, até ele decidir resolver tudo com as próprias mãos e finalmente se reencontrar com o restante da Seção 9:



Um fantasma



Togusa cumpre o papel da audiência até metade da duração, nos levando a entender o que aconteceu com cada um após o desmantelamento da Seção.

Logo após essas cenas, que resolvem as pontas do final do episódio anterior, seguimos os caminhos de Aramaki e a Major, e temos um encontro com o Laughing Man em pessoa, e esse encontro supera as expectativas, com talvez uma das melhores cenas apenas de diálogo entre os personagens até aqui.
Com essa conversa é que Stand Alone Complex termina e não poderia ser de outra maneira. Um bate-papo que faz valer a pena ter acompanhado a série até aqui.

Algumas questões ficam em aberto e isso não é um problema, e o maior mérito da série talvez seja a de não subestimar em nenhum momento a inteligência do público, o que outros seriados não o fazem.


O Apanhador...





O verdadeiro Laughing Man revela que não é o verdadeiro.












... no campo de centeio


O original?



E a série termina aqui.

Depois de passado anos da primeira vez que assisti a primeira temporada, a melhor coisa que se pode sentir é que ela continua atual e ainda continuará atual por muitos anos no futuro, prevendo o nosso próprio mundo de forma elegante e como eu quero que seja.

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex é uma jóia rara e merece ser vista e analisada, e foi o que eu tentei fazer aqui.

Em seguida, pretendo assistir a segunda temporada que nunca terminei (sempre começo e paro no quinto episódio) e resenhá-la aqui também, fechando essa série de resenhas do mundo de GitS.

No comments:

Post a Comment