Saturday, January 22, 2011

Dominion Tank Police

Aqui vai mais um animé resenhado.

Coincidência ou não, mais um originalmente criado por Masamune Shirow, criador de Appleseed e Ghost in the Shell.

Depois de uma tentativa frustrada de assistir Dominion (não consegui passar do primeiro episódio), resolvi que precisava assistir alguma coisa bem diferente depois da maratona praticamente ininterrupta das duas temporadas de GitS: Stand Alone Complex. S.A.C é, sem trocadilho, bem complexo. E desgastante. Foi aí que me lembrei de Dominion, que mesmo compartilhando do mesmo criador, é um animé completamente diferente.

Lançado em 1988, Dominion tem 4 episódios, cada um de mais ou menos 35 minutos. E foi nesse mesmo ano que o OVA de Appleseed e Akira foram lançados.
Comparado com esses dois, Dominion fica bem no meio-termo, tanto em execução quanto em ambições artísticas.

Enquanto Appleseed é bem abaixo da média e Akira é uma super-produção, Dominion merece pelo menos estar entre esses dois, sendo talvez o menos conhecido dos animés dessa época de final da década de 80.

Assim como Appleseed e Ghost in the Shell, Dominion conta sobre as aventuras e desventuras de um esqudrão de polícia e conta como personagem principal uma mulher, nesse caso, Leona Ozaki, que é a nova recruta da divisão, o Tank Police.

Existe um padrão aqui, em Dominion, Appleseed e GitS. Os três têm como protagonista uma mulher durona que trabalha, de forma resumida, com armas e tanques. Pode-se dizer até em repetição, mas com resultados bem diferentes.
Com isso em mente, os três são tão diferentes quanto três irmãos gêmeos seriam entre si.

Enquanto Appleseed é mais ação com alguns toques filosóficos e Ghost in the Shell é mais filosófico com algumas cenas de ação, Dominion chuta o pau da barraca e mistura a ação dos tanques usados pela polícia com cenas de COMÉDIA! Isso mesmo! Comédia! Daquelas comédias de pastelão bem na cara mesmo, literalmente.

Vou ser honesto aqui: se eu tivesse resenhado Dominion apenas me baseando no primeiro episódio, não estaria sendo justo e com certeza teria me arrependido.
Enquanto a minha preferência pessoal cai mais para o lado adulto de GitS, se eu falar que não me diverti com Dominion estaria mentindo.
Diferente dos seus pares, o objetivo do desenho é divertir muito mais do que fazer pensar.

Dito tudo isso, o público alvo com certeza não é o infantil, apesar do que a primeira vista foi o que me fez sentir; e isso é culpa do design infantilizado dos personagens (muito mais próximo do mangá, diga-se de passagem, do que Appleseed e GitS) e das muitas tiradas engraçadinhas.
Mas com as muitas insinuações sexuais e até mesmo nudez, Dominion é recomendado para um público um pouco mais adolescente/adulto.

Na questão da história, os quatro episódios formam um único arco, com o primeiro capítulo servindo de introdução ao mundo, aos heróis e aos vilões.
Os outros episódios servem de desenvolvimento e conclusão, é óbvio e apesar de não possuir a melhor história do mundo, essa, através dos quatro episódios, é melhor conduzida do que o primeiro OVA de Appleseed, por exemplo.
Vale a pena mencionar que o objetivo aqui é se divertir e dar risada, então não se decepcione se a conclusão for interrompida abruptamente em sua melhor, sem maiores explicações.  

Enquanto Dominion é superior em qualidade de animação e desenvolvimento da história em relação a Appleseed, por exemplo, as outras incarnações do segundo na verdade conseguiram superá-lo, tornando Dominion o patinho feio dos OVAs lançados no final da década de 80 e principalmente da família gerada por Masamune Shirow.

Com isso em mente, assista com o cérebro no modo relax e se divirta.

Há ainda dois outros OVAs de Dominion, um com seis episódios lançado em 1993 e o outro um pouco mais recente, lançado em 2006, com apenas um episódio.






Momento brega anos 80










Pensei a mesma coisa que você deve estar pensando: WTF!




















 

No comments:

Post a Comment