Monday, January 17, 2011

Ghost in the Shell: S.A.C 2nd GIG - Episódio 16

INdividual são os episódios do caso dos Individual Eleven, DIvidual são os Stand Alone, independentes, e os DUal são os que fazem parte da história do Cabinet Intelligence Service e de um novo personagem, Kazundo Gouda.

Depois de um episódio DIvidual, temos aqui um muito bem-vindo INdividual.


E por que muito bem-vindo? Bem, porque nos dá uma luz em uma das figuras mais importantes dessa temporada.



Antes de se concentrar em Kuze, acompanhamos uma reunião entre a Primeira Ministra e vários membros do Gabinete. O assunto é a situação dos refugiados e, surpresa, não se chega a nenhum consenso.
Aí que entra a Seção 9, com Aramaki e Motoko, introduzindo à Ministra e a nós o conceito de cyberbrain hubs, e é aqui que o episódio começa a ficar interessante.















Impossível não. Já é possível. E faz tempo!


Ou seja, será que é assim que os futuros revolucionários nascerão
É o que indica as screenshots acima. 
E quando falo de revolucionários, estou me atendo ao sentido mais amplo da palavra, não me prendendo à figura clichê do revolucionário idealista político de exemplos da vida real como Che Guevara, por exemplo.
Enquanto uma busca por "cyberbrain hubs" não resultou no que eu esperava, na verdade me apontando exatamente a sites discutindo esse mesmo décimo-sexto episódio, é interessante pensar em cyberbrain hubs como algo que já estamos experimentando. 
Tomando como ponto de partida a ainda não-existência prática do cyberbrain, podemos pensar em algo atual que pode substituir o próprio conceito do cyberbrain: esse conceito sendo os meios de comunicação que utilizamos dentro da internet. Facebook, Twitter e até mesmo blogs. Pensando em hub como algo que centraliza e distribui informação, o Twitter pode muito bem ser um, com os Trending Topics sendo a maior prova disso, acredito eu, estes servindo como hubs para centralizar certos tópicos em voga. O Facebook também tem as suas funcionalidades de hub, assim como os blogs, mas penso que o FB ainda tem muito a evoluir.
Outro exemplo, ainda dentro do Twitter, de "revolucionários" é o emergente crescimento de pessoas que se utilizam da ferramenta para criar algo novo e conquistar o seu espaço dentro dessa e de outras mídias. Os exemplos são inúmeros e fáceis de encontrar.
O próprio surgimento dessas ferramentas é a prova da teoria posta em prática se tomarmos elas mesmos como exemplos de hubs.
Lógico, a existência de cyberbrains como são retratados em S.A.C me parece estar distante mas o modo em que vivemos atualmente não é exatamente o que é retratado em GitS até então?

Bom, voltando ao episódio, depois da reunião da Primeira Ministra, somos levados à muito bem-vinda luz que mencionei acima, sobre a figura do que parece ser a ameaça de que a Ministra fala.

É aqui que podemos sentir os eventos tomando um rumo final e talvez uma revelação importante:


Muito interessante!



Esse é um ótimo episódio, muito melhor do que o anterior, e com dados interessantes e relevantes à história geral dessa segunda temporada, a produção se redime, pelo menos comigo.
Um edit tardio: como vemos no começo do episódio, é Ishikawa que consegue todas as informações a respeito de Kuze e teria sido muito mais interessante se o episódio anterior tivesse lidado com essa sua investigação, que o levou a Taiwan, do que com o foco dado aos Tachikomas. Fim do edit! 

No comments:

Post a Comment