Saturday, January 1, 2011

Nanotecnologia e Água

Post em resposta a minha própria pergunta, usando como base essa imagem do quinto episódio:



"Já não podíamos ter algo parecido no nosso mundo atual? Algo como nanomáquinas que trabalham na limpeza da atmosfera ou que conseguem produzir chuva? Tenho certeza que já li algo a respeito disso e prometo pesquisar mais a fundo."



Uma rápida procura e o único resultado que achei que tem alguma coisa a ver com o assunto foi no site da National Nanotechnology Initiative, uma iniciativa dos Estados Unidos, unindo 25 agências federais de pesquisa e desenvolvimento.


Nesse site, há para download o pdf entitulado "Safe and Affordable Water: Nanotechnology-Based Water Purification and Testing", e acho que o nome já diz tudo. 

Mesmo não tendo a resposta para o que eu queria, o documento é interessante e conta que há progressos em tratar e purificar água através de nano-partículas de ferro e magnetita e também em usar sensores em superfícies nano-estruturadas para detectar metais e biotoxinas.


De acordo com a data do documento, que parece ser um pedaço de um relatório maior, isso foi em 2007.


Quatro anos depois, o que há de novidade?

Portanto, fiquei sem resposta mas há progressos na questão de tratamento de água. Interessante.

O meu estado depois de escrever esse post:

 

No comments:

Post a Comment