Saturday, January 1, 2011

Ghost in the Shell: S.A.C - Episódio 05

Bom, voltando ao seriado Stand Alone Complex, estamos agora no quinto episódio, o segundo Complex até aqui.


Com a ameaça de morte feita pelo Laughing Man no final do anterior, o comissário (ou delegado) de polícia é forçado a marcar uma conferência para a imprensa a respeito do caso dos interceptadores (episódio anterior) e do Laughing Man.

É nesse meio tempo entre a ameaça de morte e o dia marcado para a conferência que a Seção 9 decide investigar Nanao Ei, que já trabalhou na Serano, e é considerado o suspeito principal de ser o Laughing Man.

Grande parte do episódio acompanhamos os membros da Seção vigiando Nanao, enquanto a Major decide por conta aprender sobre o caso L.M. de seis anos antes. Aqui somos levados a acontecimentos e consequências da primeira aparição do L.M. e como ele conseguiu chantagear não apenas a Serano, mas outras seis corporações que compartilham o mesmo campo de atuação, a produção de nanomáquinas médicas.

O episódio é bem construído e apesar de não conter cenas de ação ou muito movimentadas, consegue prender bem, com elementos do quarto capítulo afetando diretamente esse quinto e deixando terreno para o próximo, já que termina com um cliffhanger, bem na hora que a ação propriamente dita ameaça acontecer.

Bom episódio, que segue os eventos atuais e preenche o background ao mesmo tempo. Já é aqui que acredito que os mais atentos estão grudados e os mais casuais abandonam a série.



Já vi isso em algum lugar

Alguns visuais servem para satisfazer os mais afoitos, como aqui:

External Memory Device

Diving = mergulhando


E algo que me chamou a atenção:


Já não podíamos ter algo parecido no nosso mundo atual? Algo como nanomáquinas que trabalham na limpeza da atmosfera ou que conseguem produzir chuva? Tenho certeza que já li algo a respeito disso e prometo pesquisar mais a fundo.


Outra coisa que quase passou despercebida por mim foi aqui:




Hecatonchires é o nome do protagonista de Appleseed, outro animé que se originou nos mangás também escritos por Masamune Shirow. Seria uma pequena homenagem ou um sinal das coisas por vir? Como não lembro o que acontece nos próximos episódios, fica aí a dúvida!


E para terminar, talvez um resumo do caso Laughing Man:





Como eu fiquei depois de assistir esse episódio:



No comments:

Post a Comment